dissabte, de juliol 05, 2008


80. INTERVALO DOLOROSO

Tudo me cansa, mesmo o que não me cansa. A minha alegria é tão dolorosa como a minha dor.

Quem me dera ser uma criança pondo barcos de papel num tanque de quinta, com um dossel rústico de entrelaçamentos de parreira pondo xadrezes de luz e sombra verde nos reflexos sombrios da pouca água.

Entre mim e a vida há um vidro ténue. Por mais nitidamente que eu veja e compreenda a vida, eu não posso lhe tocar.

Raciocinar a minha tristeza? Para quê, se o raciocínio é um esforço? e quem é triste não pode esforçar-se.

Nem mesmo abdico daqueles gestos banais da vida de que eu tanto quereria abdicar. Abdicar é um esforço, e eu não possuo o de alma com que esforçar-me.

Quantas vezes me punge o não ser o manobrante daquele carro, o cocheiro daquele trem! qualquer banal Outro suposto cuja vida, por não ser minha, deliciosamente se me penetra de eu querê-la e se me penetra até de alheia!

Eu não teria o horror à vida como a uma Coisa. A noção da vida como um Todo não me esmagaria os ombros do pensamento.

Os meus sonhos são um refúgio estúpido, como um guarda chuva contra um raio.
Sou tão inerte, tão pobrezinho, tão falho de gestos e actos.

Por mais que por mim me embrenhe, todos os atalhos do meu sonho vão dar a clareiras de angústia.

Mesmo eu , o que sonha tanto, tenho intervalos em que o sonho me foge. Então as coisas aparecem-me nítidas. Esvai-se a névoa de quem me cerco. E todas as arestas visíveis ferem a carne da minha alma. Todas as durezas olhadas me magoam o conhêce-las durezas. Todos os pesos visíveis de objectos me pesam por a alma dentro.

A minha vida é como se me batessem com ela.

LIVRO DO DESASSOSSEGO

BERNARDO SOARES

Etiquetes de comentaris:

16 Comments:

Blogger g2 said...

Muito bons dias, yoqueostiase.

Luí, um dia destes deixei aqui, no teu blog, um poema de Álvaro de Campos que agora não encontro.
Será que lembras onde é que o escrevi?

Bom fim de semana.

E vamos aproveitar o sol, a praia, as pessoas...

5 de juliol del 2008, a les 9:42  
Blogger luí said...

bom dia g2
tu ves lo que hay aqui escrito?

yo en este equipo no

se calhar o rei-va nu ..
não sei

5 de juliol del 2008, a les 10:03  
Blogger g2 said...

L'autor ha eliminat aquest comentari.

5 de juliol del 2008, a les 10:25  
Blogger g2 said...

Vejo o que está escrito, sim

:)

5 de juliol del 2008, a les 10:26  
Blogger luí said...

pios eu nao , menos mal que lo he escrito eu si nao diria que estoy loca
que raro

5 de juliol del 2008, a les 10:28  
Blogger g2 said...

Bem... Está lá o texto todo e a foto que escolheste para o acompanhar.

Gostei do post, desta vez não foi escrito por ti, é a transcrição de um texto de uma pessoa muito difícil de ler.
Eu, que comecei a ler ainda era um adolescente, só li esse senhor já bem, bem, adulto.

Mas, olha, Luí, acho que gosto mais dos teus post's. Acredita!

:)

5 de juliol del 2008, a les 10:49  
Blogger luí said...

no es dificil de leer , lo dificil es tragar porque pica...

;-)

5 de juliol del 2008, a les 11:25  
Blogger g2 said...

Claro... Para ler, é só juntar as letras umas às outras e depois fazer o mesmo com as palvaras e por aí fora!

;)

5 de juliol del 2008, a les 12:24  
Blogger g2 said...

yo que ostia se, bom dia...

:)

Que tal de domingo?! Aqui está um dia bonito, mas com um vento frio.

6 de juliol del 2008, a les 15:21  
Blogger g2 said...

Dai-me rosas e lírios,
Dai-me flores, muitas flores,
Dai-me flores, logo que sejam muitas...
Não, nem sequer muitas flores, falai-me apenas

Em me dardes muitas flores,
Nem isso... Escutai-me apenas pacientemente quando vos peço
Que me deis flores...
Sejam essas as flores que me deis...

Ah, a minha tristeza dos barcos que passam no rio,
Sob o céu cheio de sol!
A minha agonia da realidade lúcida!
Desejo de chorar absolutamente como uma criança

Com a cabeça encostada aos braços cruzados em cima da mesa,
E a vida sentida como uma brisa que me roçasse o pescoço,
Estando eu a chorar naquela posição.

O homem que apara o lápis à janela do escritório
Chama pela minha atenção com as mãos do seu gesto banal.
Haver lápis e aparar lápis e gente que os apara à janela, é tão estranho!

É tão fantástico que estas cousas sejam reais!
Olho para ele até esquecer o sol e o céu.
E a realidade do mundo faz-me dor de cabeça.

A flor caída no chão.
A flor murcha (rosa branca amarelecendo)
Caída no chão...
Qual é o sentido da vida?!



O sentido da vida pode ser, por exemplo, ter oportunidade de apreciar a beleza, neste caso, a beleza de um poema..

6 de juliol del 2008, a les 20:56  
Blogger g2 said...

Nota: O poema aí em cima é de Álvaro de Campos, a tal pessoa que eu digo que é difícil de ler...

:)

6 de juliol del 2008, a les 20:57  
Anonymous Anònim said...

Ei Luisa, com estas? Estas millor?

Valencia al començament una mica mal, (ja saps, sense ganes i tot aixo) però el final de festa fantastic. . . vam ballar, vam menjar, vam cantar . . ens ho vam passar la mar de be, estambem toto smolt ambientats.

A mi se m'han escaldat els dits del peus per culpa de la calor que feia pel centre de Valéncia i d'anar d'açi per alla caminant.

Avui estic mes cansada que ahir i aixo que he dormit mes, però estic reventada . . . enfi, que tant de ball i de viatge al final m'acabat esgotant . . "yo ya no estoy pa esos trotes".

No se si esta nit vindre al assaig perque estic afonica una altra vegada, encara que no vull tenir massa faltes d'assistencia . . veurem com em trobo a la nit i si no estic massa esgotada igual baixo, pero no ho se.

Ja ens veiem

Anima

7 de juliol del 2008, a les 10:05  
Anonymous Anònim said...

menos mal que no vaig anar perq haguera segut un incordio vinga tossir ;-)
m'en alegro que ho pasareu be, ja em va saber greu no anar,m'hagués agradat molt estar ahi i divertirme , pero quan no es pot no es pot

no anire a la nit
amb prou feina he conseguit arrivar aqui ;-)ja se que enoc me ficará la falta pero es "justificada" jaja

en fin..
ya vendrán tiempos mejores

besets

7 de juliol del 2008, a les 10:23  
Blogger g2 said...

Bons dias, yoqueostiase.

Pelo que percebi (e eu leio MUITO bem o valenciá) a amica Anima bem que se divertiu...

:)

7 de juliol del 2008, a les 11:02  
Anonymous Anònim said...

Si amic g2; me lo pasé "cañon" y lo bueno del caso es que me daba mucha pereza ir a Valencia . .

Buena semana amic g2.

Anima

7 de juliol del 2008, a les 13:58  
Anonymous Anònim said...

y que se chamuscó los pinrelles....
un beso.

8 de juliol del 2008, a les 10:28  

Publica un comentari a l'entrada

<< Home